2fa

Porque você deveria estar utilizando a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma configuração adicional de segurança oferecida por vários aplicativos e sites que acrescenta uma etapa a mais no processo de login.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Há algum tempo venho utilizando a Autenticação de Dois Fatores (Two-Factor Authentication ou 2FA) em minhas contas. Uma prática que recomendo a todos que desejam adicionar uma camada extra de segurança às suas contas, mas primeiro você precisa entender o que é a autenticação de dois fatores e como ela pode ajudar na sua vida digital. 

Risco no uso de senhas fracas

A forma de autenticação ainda utilizada por muitos é o simples preenchimento dos campos usuário e senha. O risco neste processo básico de autenticação é a utilização de senhas fracas como chaves de entrada no mundo digital, pois elas podem ser facilmente descobertas por pessoas mal intencionadas por meio de aplicativos específicos para esta finalidade.

Muitas pessoas escolhem utilizar senhas fracas por encontrar dificuldade em memorizar senhas mais complexas. Além da senha fraca, também cometem o erro de utilizar a mesma senha em várias contas. 

Senhas simples devem sempre ser evitadas, como 123456, qwert, qazwsx, 11111111, senha, abcdef, 654321, admin, e outras como número do celular, data de nascimento e nome de pessoas próximas.

Quais são os tipos de autenticação de dois fatores mais comuns?

Por Aplicativo (Modelo que utilizo atualmente) 
É um dos métodos mais confiáveis e fácil de usar. Basta baixar um aplicativo no seu celular e cadastrar as contas que deseja utilizar a autenticação de dois fatores.
 
Por Token
Neste método você utiliza um dispositivo USB que se conecta ao computador para proteger a autenticação.
 
Por SMS ou E-mail
Método também muito utilizado, onde um código é enviado por e-mail ou SMS para o usuário utilizar durante o processo de autenticação.
 

Como funciona a autenticação de dois fatores por aplicativo?

Durante o login, além do usuário e senha você deverá informar um código que fica mudando de tempo em tempo, gerado por um aplicativo instalado em seu celular.

Terei algum custo para usar a autenticação de dois fatores?

Nenhum. O serviço é gratuito, assim como o aplicativo para gerar o código.

Eu particularmente optei por utilizar o Google Authenticator, que pode ser baixado nos links abaixo:

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.authenticator2&hl=pt_BR

Para Apple: https://apps.apple.com/br/app/google-authenticator/id388497605 

Preciso usar a autenticação de dois fatores em todas as minhas contas?

Não. Geralmente utilizo a autenticação de dois fatores apenas em minhas senhas mais valiosas, como e-mail, redes sociais, acesso a área administrativa dos sites que gerencio e outros serviços que considero de maior importância.
 
O uso de Autenticação de Dois Fatores requer alguns cuidados adicionais para garantir o acesso às suas contas caso perca o acesso definitivo ao seu celular.
 
Porém este assunto será abordado em outro artigo, assim como os procedimentos para ativar a autenticação de dois fatores nos principais aplicativos e sites como Facebook, Google, Twitter, Linkedin e Dropbox.

Você pode se interessar por:

logo-green

E-mail: contato@keepersec.com.br
Telefone: (27) 99926-6982
Anchieta / ES

Copyright © 2020 Keepersec. Todos os direitos reservados.

×
×

Carrinho